10 Atitudes que podem salvar o Planeta e dependem exclusivamente de você

O Dia da Terra é comemorado mundialmente em 22 de abril, e é uma data para refletirmos o quanto nossas atitudes estão prejudicando (e já prejudicaram) o nosso planeta. Várias espécies estão sendo extintas e estudos sugerem que, o ser humano, tem contribuído em muito para as mudanças climáticas. Tal fato que, percebe-se agora que estamos em fase de isolamento por causa do coronavírus, uma resposta positiva da natureza:  por exemplo, após 30 anos o Pico do Himalaia se tornou visível e isto foi associado ao confinamento e consequente redução da poluição.

 

Listamos em nosso blog - 10 atitudes que podem salvar o planeta e dependem exclusivamente de você:

 

1. Economize água! Mudanças simples como reduzir o tempo de banho, verificar se há vazamentos de água em casa, aproveitar a água da chuva e reaproveitar a água da máquina de lavar, não deixar a torneira aberta sem necessidade, entre outros.

 2. Economize energia. Ligue apenas os aparelhos elétricos necessários. Ao sair de um ambiente, apague a luz. A redução do tempo de banho também é uma importante dica para economizar energia.

3. Sempre faça o descarte correto do lixo. Descartar o lixo adequadamente e não jogue lixo em terreno baldio.

4. Recicle seu lixo. Essa medida evita o gasto desnecessário dos recursos naturais e ainda ajuda a diminuir a concentração de lixo no ambiente.

5. Preserve a vegetação nativa e os cursos d'água. Dessa forma contribuímos para a manutenção da biodiversidade. Lembre-se de que cursos d'água e locais de vegetação preservada são habitat de várias espécies importantes.

6. Utilize veículo apenas quando necessário. Os carros são responsáveis pela liberação de uma grande quantidade de poluentes na atmosfera, sendo assim, restringir seu uso é importante. Se o local de destino é próximo, por que não ir a pé ou utilizar a carona solidária?

7. Evite o consumismo. Muitas vezes compramos por impulso, então um bom exercício é sempre pergunta “Eu realmente necessito disso?”

8. Sempre que possível, opte por alimentos orgânicos. Ao escolher alimentos orgânicos (livres de agrotóxicos), estamos não só protegendo a nossa saúde, como também o meio ambiente, que fica livre desses produtos.

9. Não compre nem venda animais silvestres. O tráfico de animais é um problema mundial grave que afeta diretamente a biodiversidade de uma região, podendo, inclusive, levar espécies à extinção.

10. Informe outras pessoas. Garantir um ambiente saudável é tarefa de todos nós e, portanto, é fundamental que informações sejam repassadas a todas as esferas de uma população. As crianças de hoje, por exemplo, serão as que mais sofrerão com as consequências do impacto negativo do homem na natureza, sendo assim, elas devem ser informadas sobre formas de reverter esse quadro.

 

Faça a sua parte e viverás num mundo muito melhor!

Confira também:

3 principais benefícios da utilização de embalagens em EPS pela área da saúde

Boas notícias em meio a pandemia!

Concretagem de laje